miércoles, 2 de febrero de 2011

lilith



Personagem da mitología hebrea com origens na cultura mesopotámica, pois relaciona-se cos demos Lilitu e Ardat Lili dessa tradição. Está considerada a primeira mulher de Adão. A única referencia a ela que aparece na Biblia está en Isaías 34:14, e é a seguinte:

“Os gatos salvagens juntarán-se com hienas e um sátiro chamará polo outro; também alí repousará Lilith, e nel atopará desanso”.

Uma interpretação rabínica do Génesis foi a que deu origem à lenda que sitúa a Lilith canda a Adão no momento da creação divina. Lilith tería sido creada por Deus, igual que o seu companheiro masculino, a imagem e semelhança de Deus. O carácter independente dela remataría, porém, coa súa fugida do Edém para vivir longe das tentativas de imposição de Adão, nas beiras do Mar Vermelho. Alí tivo numerosos amantes, entre eles o demo Asmodeo, e concebiu aos seus filhos, os lilim. Mais estes foram condenados a morte quando, ao enviar Deus tres anjos para instar à fugitiva a voltar ao Edén, ela se negou. Desde então Lilith vinga-se assassinando aos nenos menores de oito días que atopa no seu caminho.

No hay comentarios: